Aula de Maquilhagem e Pele

27 de fevereiro de 2013
Ontem foi a 10ª aula na Pós-Graduação de Consultoria de Moda e Imagem! E se vos fiz um resumo de todas as anteriores, não podia deixar passar esta, sobre maquilhagem! Quem a leccionou foi a maquilhadora profissional Conceição Carvalho, que trabalhou durante 20 anos na RTP e agora é formadora de estética e maquilhagem. Foi uma aula descontraída, onde se trocaram muitas opiniões e conselhos! Começamos por falar de pincéis.




























Estes podem ser de cerdas naturais (geralmente de Zibelinas ou Esquilos Azuis) ou de cerdas sintéticas. Trata-se de um conjunto de acessórios que não é barato, mas no qual vale a pena investir, uma vez que duram uma vida e a maquilhagem vai depender da sua qualidade. Se optarem por cerdas naturais, podem comprá-los na Make Up For Ever ou na M.A.C. Se escolherem as sintéticas, escolham uns bons (ex: Sephora, Kiko). Para os pincéis durarem uma vida, têm de ser bem tratados. Deve ser feita uma limpeza 1 vez por mês. Existem várias formas de os limpar: ou com álcool (deitar álcool num klinex e passar o pincel no klinex), ou com um produto específico para o efeito (ex: Brush Cleanser, Kiko), ou lavar com champô/Sabonete Feno de Portugal (embora demore mais a secar). Devemos deixá-lo secar na borda de uma mesa, com as cerdas viradas para fora, para que o ar circule e não apanhem bactérias (ver imagem).

Depois passamos para os corretores. Estes podem ser anti-olheiras (em stick, creme ou lápis), podem vir em paletes de 5, podendo ser misturados para obter o tom desejado (ex: 5 Camouflage Cream Pallette, Make Up For Ever) ou podem ser bases corretoras (os chamados "primers"), de cor verde, violeta, branca, azul ou laranja, que disfarçam manchas ou tonalidades de determinadas peles. O corretor de olheiras pode ser aplicado antes ou depois da base (embora a Conceição prefira aplicar depois). Pode mesmo ser aplicado antes e depois, no caso de olheiras muito escuras. No caso de o olho ter olheira e papo, devemos jogar com os tons. A regra principal da maquilhagem é a de que "tudo o que é claro realça, aumenta e dá volume, ao passo que tudo o que é escuro dá profundidade e encova". Ou seja, teríamos de usar um tom claro na cova e um tom escuro no papo.


Depois falamos de sombras. Estas podem ser líquidas, em pó, em creme ou em lápis. Existem também em pó solto, que também servem para fazer pontos de luz e para serem misturadas com outras sombras (ex: Star Powder, da Make Up Forever). Todas devem ser aplicadas com um pincel, menos a sombra em creme, que é aplicada com os dedos.


Quanto ao pó facial, este deve ser escolhido de acordo com a nossa pele. Serve para matificar a tez e fixar a base. Deve-se escolher um tom mais amarelado, para aquecer a pele. O pó deve ser sedoso, suave e leve. Existem 3 tipos de pó: translúcido, que é branco e muito fino (ex: HD Powder, Make Up For Ever), natural, que fica da cor da pele, ou bronzeador, para dar um ar saudável. O pó natural deve ser da cor da base, para o rosto não ficar com uma cor distinta da das mãos. No máximo, pode ser 1 tom acima (se a base for clara) ou um tom abaixo (se a base for escura). Para experimentarem qual o pó ideal para o vosso tom de pele, não o experimentem na mão, mas sim no pescoço, logo abaixo do maxilar. O pó bronzeador deve ser aplicado primeiro na testa, depois no nariz, e em seguida espalhado para as bochechas (sem ir buscar mais produto). Assim, conseguimos o efeito "pele bronzeada". 

Relativamente ao fond de teint (base), este serve para uniformizar a tez e pode ser fluído ou em pan stick. O fluído é mais untuoso quando seja para usar no rosto, e mais gel quando seja para usar no corpo. Mas a Make Up For Ever criou um que serve para todas as zonas (ex: Face and Body, Make Up For Ever). O pan stick é cremoso e serve para obter uma pele natural (ex: Pan Stick Foundation, Make Up For Ever). Se quisermos esconder toda e qualquer imperfeição, devemos utilizar a "técnica da camuflagem": aplicar a base com a ajuda de um esponja, dando pancadinhas.


Depois passamos para o tema "pele". Falamos dos tipos de pele - normal, seca, mista e oleosa - e dos cuidados que cada tipo necessita. São 4 os passos básicos para cuidar bem da pele: limpar, tonificar, tratar e hidratar. A Conceição deu 2 conselhos excelentes! O primeiro relativamente à limpeza da pele: a vaselina líquida, comprada em farmácias, é um ótimo cuidado de limpeza! Com a ajuda de um algodão previamente humedecido, passamos a vaselina no rosto e pescoço, e depois retiramos o excesso com uma toalha quente. Vou experimentar, sem dúvida! A segunda dica foi relativamente ao creme de noite. Está provado que o auge de atuação do creme de noite acontece entre as 23h e a 1h. Ou seja, para quem se deita tarde e só coloca o creme de noite antes de ir dormir, tentem começar a colocá-lo mais cedo, para que possa atuar a 100%. Espero que este pequeno resumo vos tenha sido útil ou que tenha esclarecido algumas dúvidas. Esta foi só a primeira aula de maquilhagem, ainda falta a aula prática! Qualquer coisa que não tenham percebido ou que gostassem de saber, escrevam num comentário que eu respondo no mesmo dia!




Comentar
Enviar um comentário