Aula de Tendências

19 de março de 2013
Ontem a aula na Pós-Graduação de Consultoria de Moda e Imagem foi sobre tendências. Começamos por falar da sua origem. Quem se ocupa de descobrir as tendências são agências especializadas, que recolhem informações do que se passa no mundo, em todas as áreas e a todos os níveis. Têm como objectivo responder às expectativas do mercado, percebendo qual o caminho que o consumidor vai seguir, e direcionar as empresas nesse sentido. Definem estratégias e criam verdadeiros conceitos. Em cada estação, são criados vários Cadernos de Tendências. Cada país tem o seu conjunto de cadernos, um para cada área (mulher, homem, criança, praia, lingerie, desporto, beleza, etc). Depois de percebermos bem como tudo isto funciona, passamos à parte interessante: as tendências para a Primavera/Verão de 2014!



























Vamos ter 5 grandes estilos. O primeiro é um estilo descontraído mas elegante, romântico e poético, onde vão predominar o amarelo, o verde, o azul e o roxo. O segundo é um estilo casual, citadino e feminino, com tecidos fluídos e linhas sóbrias e minimalistas, onde predominam o azul, o cinzento, o laranja e o rosa. O terceiro é um estilo selvagem mas elegante, com padrões tribais, étnicos e geométricos, com pormenores ricos, onde predominam os tons quentes, como o castanho e o dourado. O quarto é um estilo sóbrio, discreto,  urbano, muito elegante e sedutor, onde predomina o azul, o rosa, o roxo, o preto e o bege. Por último, temos um estilo tropical, excêntrico, divertido, com padrões florais e animais, onde o vintage e o high-tech se misturam, e onde predominam os verdes, os amarelos, o azul e o rosa. 

As macro-tendências para o próximo ano serão: inovação, natural étnico, tradição, simplicidade, bem-estar, luxo, expressão de si e sedução. As cores-chave serão: os amarelos, os naturais, os roxos, os turquesas e o verde-lima. O que acham? Nós companhámos estas novidades de forma bastante atenta (que mulher é que não gosta de saber as tendências ainda por revelar?), através de um power point, com imagens e vídeos. No final, folheamos os próprios Cadernos de Tendências, cheios de cores, imagens, desenhos, padrões, texturas e tecidos. Gostei imenso! Foi uma aula inspiradora, com muitas novidades, tanto relativas à moda, como às restantes áreas (tecnologia, decoração...). Só tenho pena de não ter podido tirar algumas fotografias para vos mostrar... Mas efetivamente, se um Caderno de Tendências custa à volta de 1500€ e o power point outros 1000€, era um bocado chato eu divulgar imagens aqui no blog!







Comentar
Enviar um comentário