Networking Empresarial

8 de maio de 2013
Ontem a aula na Pós-Graduação em Consultoria de Imagem foi sobre "A imagem como marca nas redes sociais". E como sou grande adepta do século XXI, de todas as novas invenções tecnológicas e de toda esta azáfama das redes sociais, foi sem dúvida uma aula bastante entusiasmante. Foi leccionada por Hélder Falcão, coach, consultor de negócios e formador em Networking Empresarial, Social Media e Social Reputation.





























Começamos por perceber em que consiste a infografia, um novo conceito muito útil em termos empresariais, uma vez que é a ferramenta nº1 para comunicar. Para quem não sabe, uma infografia é uma junção de imagens, palavras, números, gráficos e vídeos (se for dinâmica), permitindo transmitir facilmente toda a informação que queremos transmitir.



Depois falámos sobre a performance esperada numa empresa - velocidade, produtividade, visibilidade, conhecimento e expansão - e o que temos de fazer para conseguir ter sucesso, usando as redes sociais. Antes de mais, temos de conhecer a tecnologia social. Portanto, se não estão familiarizados com as redes sociais mais importantes, ponham mãos à obra porque vai ser de extrema importância para a vossa imagem empresarial. Depois, temos de aprender algumas estratégias. Por exemplo, se o nosso público alvo são os médicos, devemos publicar coisas nas redes sociais a uma hora tardia, uma vez que é um facto que os médicos se deitam tarde e durante o dia não têm muito tempo para ir à internet. Depois, também termos de perceber qual o caminho que a tecnologia vai tomar, as tendências. Para isso, não há nada como pesquisar na internet e observar um pouco o que está a acontecer lá fora. Temos de compreender que, hoje em dia, utilizar as redes sociais é uma mais-valia, em qualquer área de negócios. A nossa cabeça está a mudar - já não armazenamos toda a informação no nosso cérebro, usamos o google para ir buscar a informação que precisamos em determinado momento; as crianças de 1 e 2 anos já sabem mexer em ipads; já não conseguimos viver sem internet ou dispositivos móveis. Acabaram as cabines telefónicas, as blockbusters, os correios, as agências de viagens e muitos outros negócios, porque nós já estamos totalmente virados para a internet, que nos oferece todos estes serviços e muitos mais, de forma rápida, cómoda e eficaz. E temos de utilizar esta nova realidade para termos sucesso profissional. Temos de utilizar as redes sociais. No entanto, deve ser uma utilização criativa e diferenciada!

Quanto às redes sociais em si, algumas estão em declínio e outras em ascensão. Basicamente, aquelas nas quais devemos apostar são: Facebook, Twitter, Pinterest, Foursquare, Flickr, Wordpress, Youtube e Linkedin. Além das redes sociais, existem outras plataformas que nos podem ajudar na nossa vida profissional, como é o caso do Fiverr.com, que faz apresentações power point profissionais, ou o Freelancer.com, que cria sites e logotipos. Ou seja, basicamente temos de começar por explorar esta nova realidade e perceber como nos pode ajudar. Depois, é só usufruir.

Para finalizar a aula, o Hélder explicou-nos como é importante aquilo que vemos e lemos. Por exemplo, se só lermos revistas cor-de-rosa, ficamos "cor-de-rosa". Não devemos ler e ver coisas que não nos trazem nada. Ao contrário, se lermos uma revista sobre determinado tema que nos interesse, vamos começar a saber mais sobre esse tema, o que é extremamente positivo. Ou se virmos vídeos inspiradores e motivacionais, como os vídeos TED, vamos beneficiar disso também. Segundo o Hélder, ver um vídeo TED por dia faz a cabeça funcionar melhor!

Portanto, toca a usar a internet para ver coisas interessantes e toca a usar as redes sociais. Divulguem o vosso nome ou o nome da vossa empresa, ponham as pessoas a falar. Quanto mais redes sociais usarem, mais conhecido ficará o vosso nome no Google. E quando o Google nos conhece, qualquer pessoa pode conhecer. Criem oportunidades, ganhem clientes e, sobretudo, percebam QUEM são os vossos clientes. Vai ajudar-vos bastante. Boa sorte!
Exemplo de uma infografia:

Se quiserem ler os posts sobre as outras aulas da Pós-Graduação, escrevam "aula" ou "consultoria" na busca (lado superior esquerdo)

Comentar
Enviar um comentário