Aula de Visagismo

19 de junho de 2013
A aula de ontem de Consultoria de Imagem passou-se na Academia Inês Pereira. Foi sobre visagismo e quem lecionou foi António Costa, cabeleireiro, formador, membro da equipa criativa da Haute Coiffure Française e especialista em visagismo e morfopsicologia. Decidiu que seria melhor lecionar lá, uma vez que tínhamos dezenas de espelhos à nossa disposição.





Começamos por falar um pouco sobre o cabelo - os vários tipos, a sua constituição e as agressões às quais está sujeito. Em consultoria, é determinante fazer um diagnóstico capilar correcto, para proporcionar um aconselhamento adequado, relativamente a tratamentos e produtos. Depois, passámos para a parte realmente interessante - o visagismo. Para quem não sabe, trata-se de uma técnica para identificar os vários formatos de rosto e determinar os volumes e comprimentos que melhor os harmonizam e reforçam. São 8 as formas do rosto:


As 3 primeiras formas (oval, redonda e longa) são curvilíneas, não se vê ossos salientes. As seguintes (quadrada, rectangular, triangular e hexagonal) são rectilíneas, havendo linhas rectas e ossos salientes. No entanto, não é assim tão linear. Cada rosto tem características específicas (testa, olhos, nariz, boca, queixo, orelhas, pescoço), que devem ser analisadas individualmente, para conseguirmos identificar em que formato se inserem. Existem ainda rostos mistos (a parte superior arredondada e a inferior rectilínea, por exemplo) e rostos assimétricos, que se tornam realmente difíceis de diagnosticar. Assim sendo, a tarefa é complicada para quem não estudou visagismo. Por isto mesmo, trata-se de uma área fundamental para o consultor de imagem. Aprendemos o que se deve fazer com cada tipo de rosto, quer para o tornar mais harmonioso, quer para reforçar os seus pontos fortes. Gostei imenso da aula!

Os rostos mais procurados para fotografia e televisão são os rectilíneos, com um formato forte e linhas masculinas, mas características bastante femininas (olhos e lábios bem desenhados, nariz fino, constituição proporcional, simetria...), como é o caso de Angelina Jolie e Kate Moss. O formato hexagonal é considerado o ideal de beleza.


1 comentário on "Aula de Visagismo"
  1. Estou a tirar o curs de maquilhagem profissional e também estivemos a dar esse modulo na semana passada, mas não acho muito fácil de identificar alguns tipos de rosto...

    Http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ResponderEliminar