Rotina de Limpeza

10 de abril de 2014
Como já vos disse, os cuidados que usamos no rosto devem variar ao longo do ano. Seja devido às mudanças de tempo, uma vez que a pele tem necessidades diferentes consoante o clima ao qual está exposta, mas também porque é bom variar de cuidados, para que a nossa pele não se habitue demasiado a determinado produto ou ingrediente. Assim sendo, hoje partilho convosco a minha rotina de limpeza atual (porque a limpeza é determinante para uma pele saudável e jovem) e aproveito para alertar sobre algumas rotinas que são bastante comuns, mas que não deixam a pele 100% limpa...


























Note-se que vos vou falar sobre a minha rotina da noite (de manhã lavo o rosto no banho, apenas com um gel lavante) e que o objetivo é partilhar os tipos de produtos utilizados, e não tanto as marcas. A minha rotina de limpeza é então composta por 3 momentos: um primeiro passo para remover a maior quantidade de maquilhagem, sujidade e oleosidade; um segundo passo para limpar a fundo e purificar; e um terceiro passo para finalizar e para ter a certeza de que a pele ficou 100% limpa e preparada para receber o cuidado hidratante.


Começando então pelo primeiro momento: lavo o rosto com um gel lavante, neste momento estou a usar o da Noviderm, da linha Boréade, específica para peles oleosas. Lembrem-se que também os cuidados de limpeza devem ser específicos para o nosso tipo de pele. Com movimentos circulares, lavo bem até fazer bastante espuma, não esquecendo a zona atrás das orelhas, o pescoço e o decote (sim, a maquilhagem vai caindo para esta zona ao longo do dia...). Depois, passo a minha escova de limpeza Skinvigorate, da Mary Kay, pelo rosto todo. Este momento mudou completamente o aspecto da minha pele: está visivelmente mais luminosa e homogénea, além de ficar completamente purificada. Por último, passo um algodão embebido na água de limpeza Hyséac da Uriage. 


Acreditem que, após o gel de limpeza e a escova, o algodão ainda não sai completamente limpo! Passo discos de algodão até não sair mais sujidade. E aproveito aqui para desmistificar duas rotinas de limpeza, que no fundo não deixam a pele limpa (e uma pele suja significa... rugas e imperfeições!). Primeira: o uso isolado de toalhitas desmaquilhantes. As toalhitas conseguem remover a maior parte da maquilhagem, mas não deixam a pele 100% limpa e purificada, nem preparada para receber o cuidado. Além disso, normalmente são demasiado agressivas para a pele. Devem ser usadas para complementar outro produto de limpeza. Segunda: o uso isolado de um gel ou creme de limpeza, quando o rosto está maquilhado. A maquilhagem custa muuuito a sair! Se usam apenas um gel/creme com água, não deixem de passar um algodão embebido em desmaquilhante, do rosto até ao decote... Vão ver que o algodão NÃO sai limpo! 

Por vezes achamos que estamos a fazer uma coisa corretamente, até percebermos que se calhar não. Neste caso, pelo sim pelo não, passem um algodão, só para tirar as dúvidas. Sem esquecer o pescoço e o decote! Uma pele 100% limpa significa uma pele saudável - luminosa, homogénea, macia, lisa e sem imperfeições.


Comentar
Enviar um comentário