8 Dicas Para Cuidar do Cabelo

17 de novembro de 2014
E como estou numa onda de cabelos, hoje deixo-vos um post com 8 dicas práticas para o cuidado diário do cabelo e couro cabeludo. Muitas vezes adoptamos determinadas rotinas que não são as mais indicadas, e compramos produtos sem ter em atenção o tipo e a textura do nosso cabelo. Assim como a pele do rosto e do corpo necessita de produtos específicos consoante as suas necessidades, também a pele do couro cabeludo deve ser ouvida. Espero que as minhas dicas e sugestões sejam úteis!




1 // A regularidade da lavagem do cabelo deve depender da textura deste
O cabelo mais fino necessita de ser lavado diariamente ou em dias alternados; o cabelo mais grosso pode se lavado a cada dois dias ou até duas vezes por semana. Para quem tem o cabelo fino e o lava com muita frequência, deve optar por champôs não-agressivos (ex: Soin Douceur Caudalie, Manteiga de Manga Klorane) e alternar lavagens mais profundas com lavagens mais suaves, para não eliminar os óleos naturais do couro cabeludo.

2 // A temperatura da água deve ser morna
Lavar o cabelo com água muito quente abre os folículos e torna-os mais suscetíveis à secura e quebra. Devemos lavar o cabelo com água morna e em seguida mudar para água fria antes de sair do chuveiro, para fechar o folículo piloso e dar brilho. No inverno custa, mas a diferença no aspeto do cabelo é notória!

3 // A quantidade de champô deve corresponder ao tamanho de uma moeda
Para que o cabelo e couro cabeludo fiquem profundamente limpos, não é necessário usar uma quantidade imensa de champô e fazer espuma abundantemente. Aliás, os champôs mais naturais e respeitadores não fazem muita espuma...

4 // Devemos ir mudando de champô com regularidade
Não devemos habituar a pele ou o cabelo a um só produto. Mudar de champô com regularidade é saudável.

5 // A aplicação de máscara deve variar consoante a textura e o tipo de cabelo
Em relação à textura, as pessoas com cabelos mais grossos podem aplicar a máscara em todo o cabelo ou a partir do meio até às extremidades; nos cabelos mais finos, só deve ser aplicada nas pontas. No que diz respeito ao tipo de cabelo (mais oleosos ou mais seco), devemos ter em atenção o rótulo do produto - tipo de cabelo a que se destina e ingredientes presentes.

6 // O cabelo deve ser penteado das pontas até à raíz
Se pentearmos o cabelo começando pela raiz e indo até às pontas, vamos agravar a formação de nós e partir os fios. Pelo contrário, se começarmos por desfazer os nós do meio para baixo e depois formos até à raíz, vamos conseguir pentear mais facilmente e quebrar menos fios.

7 // Alisar todos os dias acaba com o cabelo
Se é daquelas pessoas que não consegue sair de casa sem alisar o cabelo com secador ou prancha, será mais benéfico recorrer a um alisamento progressivo (saber mais), uma vez que os efeitos do secador e da prancha, apesar de serem a longo prazo, vão acabar por danificar e enfraquecer o cabelo, diminuindo o volume e acabando com o brilho.

8 // Os cabelos oleosos requerem um tratamento especial
As pessoas com couro cabeludo oleoso devem evitar: escovar demasiado o cabelo, usar cremes leave-in, mexer muito no cabelo ao longo do dia, usar o cabelo preso, usar champôs demasiado hidratantes. Uma forma fácil de eliminar ou evitar a oleosidade é com champô seco - basta aplicar um pouco na raíz e o cabelo adquire novamente um ar limpo.



Comentar
Enviar um comentário