Power - ON !

7 de outubro de 2015
Chegam os dias mais frios e mais curtos, recomeça o trabalho intenso, e a energia por vezes não acompanha. E não significa que não gostamos do que fazemos ou que não somos felizes. A falta de energia pode ser consequência de diversos fatores, como um estilo de vida menos adequado, maus hábitos que fomos adquirindo com o avanço da tecnologia, ou o facto de hoje em dia simplesmente não conseguirmos "desligar". Para tentar contrariar, a tendência é dobrar a dose de café. Errado! Hoje o post é sobre 10 dicas energéticas, para ultrapassarem a estação fria com boa disposição!




[ Vida ativa ]
Já devem ter ouvido a expressão "quanto menos se faz, menos que se quer fazer!". A verdade é que uma vida sedentária deixa as pessoas sem disposição, em baixo e até deprimidas. Pelo contrário, uma vida ativa dá-nos mais energia, boa-disposição e vitalidade. Se pensam que por não irem ao ginásio estão a dar descanso ao vosso corpo e a poupar energia, é porque ainda não sentiram verdadeiramente o poder da endorfina, que é libertada pelo exercício físico (após um treino intenso) e que nos dá uma nova vida! Por isso, toca a mexer!

[ Alimentação e hidratação ]
A alimentação influencia os nossos níveis de energia. A chamada confort food é o demónio no que diz respeito à vitalidade e disposição. Devemos apostar nos alimentos energéticos: frutos secos, cereais integrais e iogurte (perfeitos para o pequeno-almoco!), frutas amarelas (banana, manga, ananás, limão), chocolate negro, cenouras, brócolos, alho francês, feijão, ovos, alho e cebola. Devemos ainda ter horários corretos para as refeições, e ir bebendo água ao longo do dia. Esqueçam a estratégia do café porque não adianta...


[ Sorriso nos lábios ]
Está provado que sorrir faz bem e nos deixa mais dispostos. E com melhor disposição, ficamos naturalmente com mais energia! É tão simples como ver uma comédia depois de jantar, ligar a um amigo engraçado, ver um vídeo no youtube, ou ouvir "O Homem Que Mordeu o Cão" na Rádio Comercial. Há muitas coisas que nos podem fazer rir no dia mais sombrio.

[ Deitar cedo e cedo erguer ]
Já o ditado dizia e com razão. Deitar cedo e dormir as aconselhadas 6 a 8 horas dá saúde... E energia! Ontem li um artigo que dizia que os empresários de sucesso, por norma, se levantam cedo e aproveitam a madrugada/manhã para fazer coisas que lhes dão prazer e para as quais não têm tempo no resto do dia, como ler o jornal, praticar um hobby ou simplesmente apreciar a calma do nascer do sol. Fazer aquilo que gostamos também dá energia!

[ Pausas relaxantes no trabalho ]
E isto não significa parar para fumar um cigarro. Mas antes, por exemplo, usar a hora do almoço para ir dar um passeio, tomar um café com um amigo, ou ir ao shopping ver umas montras. Ou fazer uma pausa a meio da tarde e ir até ao jardim mais próximo apanhar 5 minutos de sol. Estas pausas acabam por ser relaxantes e deixam-nos com mais disposição e energia para trabalhar.


[ Poção mágica ]
Existem alguns suplementos que ajudam a ganhar energia. Geralmente são à base de Coenzima Q10 - pelas suas propriedades antioxidantes e porque aumenta o transporte de oxigénio para as células sanguíneas - ou de magnésio - mineral que é produzido naturalmente pelo organismo mas não em quantidade suficiente. Também o famoso Guronsan, conhecido pela sua eficácia no combate à ressaca, também é aconselhado para aumentar os níveis de energia.

[ Sono de qualidade ]
Fomos adquirindo péssimos hábitos, que transtornam o nosso sono e não nos deixam recarregar energias. Por exemplo, a ingestão de cafeína à noite, o ginásio prolongado até depois das 20h, jantares pesados, o telefone a apitar na mesinha de cabeceira... Experimentem trocar o café por um chá relaxante, antecipar o ginásio, fazer um jantar leve e adormecer num local escuro e sossegado. Vão ver que conseguem dormir bastante melhor e acordar no dia seguinte com as pilhas recarregadas!

[ Detox digital ]
Estamos demasiado agarrados ao mundo digital (e contra mim falo) e devemos tentar diminuir o tempo que passamos agarrados ao telefone e ao computador, principalmente à noite. A sugestão é ficarem offline depois de jantar e aproveitarem este tempinho para conversar, ver uma série, brincar com os filhos, beber um copo de vinho e simplesmente deixar o cérebro descansar. Está inclusive provado que percorrer as redes sociais antes de dormir dificulta o adormecer, porque o nosso cérebro fica alerta. Portanto, toca a desligar!

4 comentários on "Power - ON !"
  1. Agora temos de passar à prática :)

    Um beijinho,
    The Blogland | Um Blog para Bloggers

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente que quanto menos se faz menos se quer fazer...
    No meu caso, quando me sinto com menos energia, geralmente deitar cedo é remédio santo :)

    http://apelequehabitoblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar