Rib Beef & Wine

21 de outubro de 2015
A Ribeira do Porto está a entrar numa nova fase, em que estão a abrir espaços mais atrativos. Ontem à noite fui ao jantar de pré-inauguração de um restaurante que é um dos pioneiros na revitalização da Ribeira - o RIB Beef & Wine, no hotel Pestana Vintage Porto. O hotel foi remodelado este verão e conta agora com o dobro dos quartos, e um restaurante verdadeiramente de topo! Estava uma noite quente e o ambiente era o melhor, num espaço que se destaca pelo bom gosto e pela qualidade dos pratos.



Aceitei imediatamente o convite só pelo nome... Vinho e carne parece sempre uma boa opção! Já o nome "Rib" surge do significado da palavra em inglês, que quer dizer costela, mas também do facto de serem estas as primeiras três letras da palavra ribeira. Quando descemos as escadas do hotel e entramos no restaurante, gostamos logo do que vemos: um restaurante bem decorado, espaçoso, com uma zona de bar (e um bar a sério!), DJ e uma saída que dá diretamente para a margem do rio. O cenário não podia ser melhor! 

O conceito do restaurante é fazer uma fusão das culturas da carne e do vinho, proporcionando carnes bem trabalhadas, que não engordam nem pesam, acompanhadas dos vinhos certos, sobretudo da região do Douro. Mário Candeias, diretor de operações do Grupo Pestana, explicou que o mundo das carnes era o caminho a seguir. Primeiro porque estão na moda, segundo porque são saudáveis quando trabalhadas de uma determinada maneira. E esse trabalho fica a cargo do Chef Rui Martins, vimaranense de 37 anos e especialista no assunto. 

O jantar foi servido em jeito de degustação, com um vinho diferente a acompanhar cada prato, e havendo uma evolução da carne segundo o corte: começamos com um gaspacho de tártaro e acabamos com um tomahawk Black Angus que nem cabia na tábua de tão grande! Os bifes são sempre acompanhados por manteiga Café de Paris, tomate assado, confit de cebola com vinho do Porto e flor de sal. Também há sete molhos à escolha, que vão desde o molho de barbecue ao roquefort. Uma maravilha! E a sobremesa não ficou atrás... Era uma autêntica obra de arte, com gelado de limão e suspiros. Para terminar em beleza, foram servidos cocktails de assinatura e vinho do Porto.

A companhia do jantar também foi a melhor, com as bloggers Joana Vaz (Cookies and Trends) e Francisca Flores (Style by Three), a Mafalda Barbosa da LPM e as responsáveis do Grupo Pestana. A abertura oficial do restaurante é hoje, por isso, se quiserem ir provar a melhor carne da cidade, ja sabem! Para já, derretam-se com as fotografias...










Se quiserem seguir o restaurante no instagram - rib_restaurant
Comentar
Enviar um comentário