Aromaterapia

28 de janeiro de 2016
O post de hoje é sobre um conceito com o qual tive contacto recentemente e que não podia deixar de partilhar convosco: a aromaterapia. É uma forma natural, eficaz e muito interessante de prevenir e tratar algumas doenças ou resolver determinados problemas, tanto em adultos como em crianças e bebés. No fundo, o tratamento resume-se a duas palavras: óleos essenciais. Neste post vou explicar-vos tudo sobre eles e como funciona esta terapia natural.



Um óleo essencial é a essência extraída de plantas aromáticas, através de um processo delicado que capta os produtos mais subtis e frágeis elaborados pelo vegetal, sem alterar a sua qualidade. A maioria dos óleos essenciais vendidos por aí não são 100% puros (embora digam que sim), podendo ser tóxicos e alergénicos, mas isso não acontece com os produtos da Pranarom, especialista em aromaterapia científica. Estes são 100% puros, decorrentes de cultura biológica e certificada, 100% integrais e naturais, e sujeitos a critérios rigorosos de qualidade. A prova é que podem ser ingeridos.

São obtidos em plantas variadas, como o manjericão, tomilho, canela da china, citronela, limão, cipreste, eucalipto, cravinho, lavanda, tangerina, hortelã-pimenta, palmarosa, árvore-do-chá, ylang-ylang, entre outras. Isto traduz-se em numa vasta gama de:
  • Óleos essenciais: consoante a mistura/receita podem tratar diversos problemas de saúde e beleza, como por exemplo acne, rosácea, ansiedade, artrite, aftas, asma, digestão, depressão, insónias, queimaduras, otites, pernas pesadas, dores de menstruação, etc. Por ex. para as dores de menstruação, basta misturar 20 gotas de manjericão, 20 gotas de lavandim e 10 gostas de cipreste com 50 gotas de Macadâmia - deitar 12 gotas sobre a barriga 4-6 vezes por dia e ingerir 6 gotas com mel 3-4 vezes por dia.
  • Produtos para a saúdeAromaforce para as doenças de inverno (spray nasal, pastilhas suavizantes, bálsamo respiratório, xarope de inverno e solução para as defesas naturais); Aromalgic para as articulações; e Prana BB para os bebés (cólicas, digestão, gengivas, hematomas, respiração, sono). Como estive com dores de garganta esta semana, preparei a receita super fácil para refrescar a garganta irritada (podem ver abaixo).
  • Misturas para difusor de ambiente, com os mais variados objetivos: energia, descanso, purificação, meditação, reforço das defesas naturais, relaxante e noite tranquila.
  • Óleos vegetais: amêndoas doces, argão, borragem, jojoba, calófilo, hipericão, cominho preto, caroço de alperce, onagra e rosa mosqueta. Estes podem servir para os mais diversos fins: alergias, caspa, celulite, colesterol, cabelos danificados, dores de barriga, estrias, rugas, etc.



Duas colheres de mel e 5 gotas da Solução para as Defesas Naturais (Aromaforce),
misturado com água morna.



Esta marca vende em farmácias e online.

Comentar
Enviar um comentário