Workshop Peppermint | Brunch Saudável

27 de fevereiro de 2016
Hoje a minha manhã foi muito bem passada na mercearia antiga O Pretinho do Japão, a aprender umas coisas sobre comida saudável! A Peppermint deu mais um workshop, desta vez sobre como preparar um brunch saudável. Além de ter aprendido as receitas, também fiquei com dicas excelentes sobre como transformar um prato cheio de calorias más, num prato com poucas calorias boas. Começamos com um Crumble e um Smothie de Maçã e Canela, e acabamos com tostas variadas, sem esquecer as famosas Panquecas de Banana da Eva!



Cheguei à Rua do Bonjardim às 10h45 e a Inês e a Eva já tinham tudo preparado ao pormenor. Todos os ingredientes que iam ser usados estavam prontos e à vista na parte da confeção, e em cima de uma grande mesa retangular estavam as receitas, uma Maçã de Alcobaça e um sumo maravilhoso de limão e hortelã para cada participante, em gesto de boas-vindas.




Às 11h15 iniciamos o workshop com um Crumble de Maçã muito menos calórico do que o normal, feito com maçãs biológicas de Alcobaça, flocos de aveia e amêndoas tostadas para ficar crocante, óleo de côco como gordura e geleia de milho para adoçar. Uma das coisas que aprendi neste workshop foi precisamente que existem imensas alternativas ao açúcar para tornar um prato mais doce. Sou apreciadora de crumble e este estava maravilhoso!





Depois foi a vez de um Smothie de Maçã e Canela absolutamente divinal, e que parece que é excelente para tomar antes do treino. Feito com as Maçãs de Alcobaça, avelãs torradas, bebida vegetal de côco (pode ser usado leite magro) e tâmaras naturais para adoçar. Ficou mesmo muito bom e vai ser a primeira receita que vou tentar reproduzir cá em casa.


Depois passamos para as tão faladas Mini Panquecas de Banana da Eva. Basicamente, é uma forma de comermos algo que gostamos e nos sabe bem, com menos calorias e gorduras que não fazem mal. São feitas com bananas, ovos, flocos de aveia integral, bebida vegetal, sementes de chia, essência de baunilha e canela. E foram cozinhadas sem nenhuma gordura, numa frigideira anti-aderente. E servidas com geleia de morango e mel. Muito boas!



De seguida, passámos às tostas variadas: Tosta de puré de abacate com ovo escalfado e tomate (aprendemos a escalfar um ovo com o método do Jamie Oliver); Tosta de salmão com rúcula e pinhão torrado; Tosta de maçã e amêndoa tostada; e Tosta de requeijão e nozes com compota biológica de frutos vermelhos. Com estes ingredientes, todos cuidadosamente selecionados e biológicos, não é preciso dizer que estavam maravilhosas, pois não?






Por fim, os Muffins de Omelete. São também uma excelente forma de fugir às calorias da receita tradicional, uma vez que a massa é feita apenas com ovo e farinha de aveia. São adicionados os ingredientes a gosto, que neste caso foram salmão ou atum como ingredientes principais, acompanhados de espinafres, pimentos, cogumelos, cebola roxa e malaguetas. A junção dos ingredientes ficou fantástica! Parece que a cebola roxa é mais saborosa e menos ácida que a normal, tenho de experimentar.



A grande equipa! Muito obrigada Inês e Eva, adorei! E recomendo!!


Sigam as páginas de Facebook da Peppermint (aqui), da nutricionista Eva Neves de Carvalho (aqui) e da mercearia O Pretinho do Japão (aqui), e acompanhem as receitas saudáveis e os anúncios dos próximos workshops!

Comentar
Enviar um comentário