Preparativos de Casamento #1

28 de abril de 2016
Faltam 2 meses e meio e já estou adiantada nos preparativos. Quero dizer, há dias em que acho que tenho tudo controlado, e no dia seguinte aparece mais alguma coisa para tratar, porque isto de organizar um casamento é mesmo assim. Tive a sorte de encontrar o local perfeito - o Parque da Penha em Guimarães - que além de bonito me ajuda a tratar de muita coisa. Mas, mesmo assim, são tantos os detalhes que o trabalho chega para todos. Neste momento, já tenho muita coisa tratada e estou feliz com os fornecedores e as escolhas que fiz.


[ Decoração e Flores ]

A decoração, tanto da festa como da igreja, é feita pela Penha. Todos os anos organizam um showroom com as várias propostas para esse ano, e convidam os casais a fazer uma visita para escolherem o que mais gostam, desde os talheres às flores. Oferecem um bloco de notas e um lápis personalizados, e também uma plantinha, que irá crescer a partir desse dia e que simboliza o casamento. Fui lá em Março com a mãe e a sogra [não, não sou das que arrastam o pobre coitado do noivo para estas coisas, até porque eles atrapalham mais do que ajudam]. Mas é importante ter uma segunda opinião, e não há nada como a sensibilidade feminina. A Penha também trata do bouquet e das boutonnières dos padrinhos, consoante as escolhas que fiz na decoração, para que fique tudo harmonioso. Sou daquelas obcecadas pelas coisas que condizem.


[ Convites, Missais e Ementas ]

Esta semana estive a tratar dos missais, que podia ter sido uma tarefa bastante mais complicada se não tivesse uma madrinha catequista, que me deu uma explicação e me ajudou a compor uma cerimónia linda de morrer. A Igreja é a de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, no centro de Guimarães, que tem o tamanho ideal, é bonita e fica no final de um grande jardim florido.

Os convites já foram enviados e o design é da autoria do meu amigo Lourenço, do recentemente premiado escritório de arquitetos Mass Lab. São inspirados em Guimarães, com os desenhos em verde esmeralda, que vai ser a cor principal do casamento por causa do meu anel de noivado. Já os envelopes, encontrei exatamente os que queria na Diferente, que se dedica a tudo o que são trabalhos gráficos para casamentos. Só ficam a faltar as ementas - vamos fazer a prova do catering na próxima semana. Estou a mandar fazer isto tudo na gráfica Qualquer Ideia, que é a preferida dos alunos da FAUP e me foi aconselhada por amigos.

[ Vestuário e Acessórios ]

Em Maio vou começar as provas do vestido, que foi escolhido e encomendado em Janeiro na Rosa Clará [o vestido demora meses a chegar, por isso deve ser encomendado com antecedência]. Cheguei a ir primeiro à Jesus Peiró e tinha vestidos bonitos, mas nenhum me fascinou verdadeiramente. A roupa interior e a liga também já foram escolhidas na Dama de Copas. Os sapatos já estão cá em casa e estou apaixonada - só vos posso adiantar que são altos e bastante compensados, porque o António tem mais 20cm que eu e não quero parecer uma anã. As alianças foram escolhidas e encomendadas na Ourivesaria Fernandes [fun fact: a minha é o tamanho 9, e a do António o tamanho 28! Ahahaha!].


[ Maquilhagem e Cabelos ]

A prova de maquilhagem foi feita com a minha amiga Vânia Reis, que conseguiu criar um look natural que realça os pontos fortes do rosto, exatamente como eu tinha imaginado. E a prova do cabelo também já aconteceu, com a querida Marisa Gomes, que me foi recomendada e apesar de todos os elogios, conseguiu superar as expetativas. Falando nisto, o quarto de hotel onde me vou arranjar também já está marcado [é no Hotel da Oliveira e vou ficar lá a dormir na noite anterior com as madrinhas]. Pedi um quarto com muita luz, bem localizado, com um arranjo bonito de flores e um apoio de snacks a meio dos preparativos, porque não quero as minhas madrinhas a desmaiar de fome!

[ Preparação de Beleza ]

Tenho feito alguns tratamentos na Clínica CROEF - depilação a laser, peelings superficiais para tirar manchas, e vou fazer ainda uma limpeza de pele e aos dentes. Voltei à minha cor natural de cabelo no cabeleireiro Inês Pereira da Av. da Boavista [estou a adorar o resultado] e comecei a usar a linha Color Extend Magnetics da Redken, que me foi gentilmente oferecida pela Loja do Shampoo [ler post aqui]. Já comecei a pôr as minhas unhas em forma, com a Bárbara no Magik Hair.

E vou começar agora a fazer esfoliações e hidratações corporais diárias, com o esfoliante Gommage Doux da Avène e o óleo ligeiro da Johnson's, para que a minha pele esteja luminosa e uniforme no dia do casamento. Vou também começar a tomar um suplemento alimentar para conseguir um bronzeado uniforme, para além de continuar com o meu suplemento fantástico para o cabelo e unhas, o Cistitone. Em relação ao rosto, um mês antes vou começar a usar o sérum de vitamina C da Sesderma, que deixa a pele bonita e luminosa.


[ Processo de Casamento ]

Esta é uma tarefa complexa e que deve ser iniciada com antecedência [comecei 6 meses antes], principalmente para quem vai casar fora da sua Paróquia, que é o meu caso. Primeiro é pedido o certificado na Conservatória de Registo Civil, e depois trata-se do processo religioso na Paróquia de nascimento da noiva. Tive a sorte da minha Paróquia ser a de S. João da Foz, que é mesmo ao lado da minha morada atual e que tem a senhora mais eficiente, querida e preocupada do mundo a tratar dos processos. Obrigada D. Manuela!

[ Lua de Mel ]

Lembrem-se de marcar a lua de mel com antecedência porque, além de estar outro meio mundo a marcar lua de mel ao mesmo tempo, os destinos paradisíacos são o Algarve dos ricos e há quem marque com 1 ano de antecedência. Nós optámos pelas Maurícias. Vamos ficar num Boutique Hotel - luxuoso, super sossegado e que não permite a entrada de crianças. [Porque não queremos levar com os filhos dos outros a fazer bombas na piscina na semana mais romântica da nossa vida]. Ah, e não se esqueçam de verificar a validade do passaporte. Caso tenha passado não é grave, mandam fazer um novo e chega numa semana [sim, aconteceu].


[ Música ]

A música também já está tratada. O coro da Igreja é fantástico, foi-me recomendado por uma grande amiga e já tive a oportunidade de comprovar a qualidade numa demonstração: o Génesis. Esta semana fiz a seleção do repertório, que vai agora para aprovação do Sr. Padre. A música ao vivo para os aperitivos também já está definida, vai ser a Verónica Larrene e um guitarrista, com uma playlist de Bossa Nova. Também já reunimos com o DJ, o Luís Botelho, para lhe dizermos o que queremos.

[Fotógrafos]

Os meus fotógrafos e videógrafo são freelancers de Famalicão que, apesar de estarem agora a começar nestas andanças dos casamentos, fizeram um excelente trabalho no casamento de uns amigos meus, por isso aceitei a sugestão e contratei-os. Além de fotografar e filmar, vão levar um drone para captar imagens aéreas! E por falar em fotografias... Não pode faltar o hashtag do evento!!

[ Hospedeiras ]

A equipa de hospedeiras que dá apoio durante todo o dia, tanto na igreja como na festa, faz parte dos serviços do Parque da Penha, o que me deixa tranquila. Estão devidamente formadas e já conhecem os cantos à casa. É muito importante ter este tipo de apoio em qualquer evento, especialmente num casamento.

Vejam o segundo post - aqui.

14 comentários on "Preparativos de Casamento #1"
  1. Muitos Parabens Marta!! Confesso que estava muuuuito curiosa pa saber!!! Tambem vou casar, em Guimaraes, no final do ano, e tambem escolhi o Parque da Penha!! Sem duvida uma referencia! Um beijinho, e fico a espera de mais novidades! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Muitos parabéns também! :)
      Realmente, escolhemos muito bem o sítio, não há dúvida!
      Depois dou feedback!
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Gostei muito da forma como descreveste os preparativos e fico na expectativa de saber mais! :) no entanto, não incluir o noivo nos preparativos é a única coisa que não me faz muito sentido... na minha opinião, a única situação em que vejo ambos a 'abdicar' da companhia do outro é na escolha do vestuário, para haver aquele impacto e emoção de ver a futura esposa/o futuro esposo pela primeira vez naquele dia especial. Mesmo com a decoradora, o meu marido soube dizer o que pensava, o que não gostava; ou com as flores... escolhida a nossa paleta de cores, ele soube dizer como queria as boutonnières para ele e para os padrinhos, mesmo dizendo que tudo o que eu escolhesse estaria bem para ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá M.,
      Muito obrigada pelo teu comentário e opinião!
      Claro que cada caso é um caso e os noivos são diferentes. Efetivamente, a minha realidade é esta - o meu noivo não dá uma para a caixa nestas coisas, sendo um excelente conselheiro noutros assuntos, e adorou a ideia de eu ir com a mãe dele. Alem disso, a realidade à minha volta nesse dia (estavam lá mais 4 casais a escolher a decoração) foi 4 noivos a olhar para "a cena" com um ar de "não percebo nada disto, vou manter-me aqui no meu canto".
      Mas claro que foi uma generalização e existem sempre as excepções, homens que gostam de participar e têm sentido estético para dar boas dicas. :)
      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar
  3. Também é verdade Marta :) acredito que alguns noivos se sintam até constrangidos e sim, cada casal é um casal e lida com estas coisas de forma diferente. E não deixa de ser uma boa forma de envolver as mães que, afinal, também gostam de poder dar a sua opinião.
    Não estou a criticar especificamente o facto de não levares o teu noivo, até porque não vos conheço, claro, mas achei por bem comentar nesse sentido porque já trabalhei neste meio e muitas vezes os noivos nem sequer eram questionados acerca de 'n' de coisas. Todos os fornecedores se viram automaticamente para a noiva, a noiva é a pessoa a convencer. E alguns se calhar tb se afastam um pouco por isso. Mas mostrar-lhes que a opinião deles tb é tida em conta é querido, mesmo que depois os convençamos que nós é que temos razão e a nossa escolha é mais bonita! :P ahahahah
    Por aqui, ficarei na expectativa de ver e saber mais - já que adoro fotos de casamentos!! - até porque certamente vais ser uma noiva muito bonita! :)
    Um beijinho e felicidades!
    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo! Claro que sim, depois partilho aqui as fotos!
      Muito obrigada!
      Um beijinho,
      Marta

      Eliminar
  4. Obrigada pela confiança! Será um enorme gosto para mim maquilhar-te! :)
    Vais ser uma noiva lindíssima! Mal posso esperar!
    Beijinho!!!*

    ResponderEliminar
  5. Boa sorte, Marta! Tenho a certeza que vai ser um dia inesquecível e com muito bom gosto. Obrigada por partilhar todos estes detalhes com as leitoras.

    ResponderEliminar
  6. Boa!
    Uma blogger visinha!
    Sou de Famalicão mas nasci em Guimarães por opção da minha mãe :D
    Quais são os fotógrafos? ,fiquei curiosa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês!
      Depois do casamento revelo todos os pormenores! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Marta :) Adorei o post... Tudo muito bem descrito. Há muita curiosidade com o Parque da Penha. Qual é o preço médio?
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada :)
      Com tudo incluído, até a decoração da igreja, fica à volta dos 190€/pessoa.
      Beijinhos

      Eliminar