25 Anos EP Cenatex

6 de maio de 2016
Não podia deixar de escrever sobre a Escola Profissional Cenatex, que comemora este ano o seu 25º aniversário. Além de reunir uma série de casos de sucesso como Diogo Miranda (sou apaixonada pelo trabalho dele), conta também com uma vasta lista de projetos muito engraçados e prémios. Localizada em Guimarães, dedica-se ao ensino profissional nas áreas de Design de Moda, Produção Textil, Vitrinismo e Robótica. Os cursos são subsidiados e conferem equivalência ao 12.º ano, permitindo a entrada no Ensino Superior. As inscrições para o próximo ano letivo estão abertas! Continuem a ler para saberem mais.



Enquanto escola de formação, educação, criação e difusão de cultura, arte e tecnologia, a Escola Profissional Cenatex pretende ser um centro de ensino profissional de excelência no panorama nacional da educação. Incentiva e privilegia o empreendedorismo, assegura a prestação de serviços educativos de qualidade, e não perde uma boa oportunidade de dar visibilidade ao trabalho dos alunos e de evidenciar o seu potencial. Tenho uma ligação familiar à Escola e posso assegurar que o prometido é cumprido. Existe uma dedicação incansável, que é recompensada pelos alunos, cujo talento e dedicação já fizeram valer à escola inúmeros prémios nos mais importantes concursos nacionais.

Em Robótica são campeões do mundo. Em Design de Moda têm ficado nos primeiros lugares nas feiras do Modtíssimo e nas várias edições do Concurso Nacional de Criadores de Moda, e arrecadaram o 1º lugar no Concurso de Empreendedorismo IN.AVE, entre outros. Em Vitrinismo, ganharam o 4º lugar no concurso nacional "Faz a Tua Montra" em 2013, o 1º lugar no mesmo concurso em 2014 na Categoria “ Turismo”, e os 1º e 3º lugares em 2015 e na categoria de mais de 15 anos, no concurso de Desenho, promovido pelo Centro Norte – Sul do Conselho da Europa.

Além do Diogo Miranda, a Escola formou outros estilistas reconhecidos como Rafael Freitas e Luís Carvalho, que apresenta agora as suas coleções no ModaLisboa.


Entre vários projetos que já passaram pelas mãos da Escola, destaca-se o Moda Guimarães, realizado em parceria com a Câmara Municipal e que cheguei a ir assistir. Consistia num desfile de moda no final do ano letivo, para apresentar os projetos das provas de aptidão dos alunos do 12º ano, bem como trabalhos premiados a nível nacional e internacional. Gostei especialmente do de 2010, que aconteceu ao ar livre, no Largo da Oliveira em pleno centro histórico de Guimarães. Até 2013 foi organizado exclusivamente pela Escola, e agora passou a ser feito em parceria com outras instituições entre elas a Universidade do Minho, mas continua a ser feito e vale a pena ir ver.

Mas também os alunos de Vitrinismo desenvolvem projetos muito engraçados, como foi o caso do "Vitrine Show", em parceria com a Fundação Cidade de Guimarães no âmbito da Capital Europeia da Cultura, e que permitiu aos finalistas desenvolver montras para lojas da zona comercial de Guimarães. Contribuindo assim para o aspeto estético do comércio da cidade, e mostrando o seu talento, criatividade e qualidade.

Trata-se portanto de uma Escola que reúne um portfolio rico. Se tiverem interesse em alguma destas áreas, peçam mais informações no site, sem qualquer compromisso.

Podem visitar o site - aqui.
Sigam o Facebook e mantenham-se a par das novidades - aqui.



Comentar
Enviar um comentário