Pés Sãos, Corpo São

10 de outubro de 2016
Na semana passada fui a uma consulta de Biomecânica do Pé, na clínica CROEF. O tema parece complicado mas o Dr. Filipe Pereira consegue tornar a questão até bastante simples. Decidi ir a esta consulta porque sinto recorrentemente dores debaixo dos pés e na lombar - ainda mais depois de ter sido operada há uns anos atrás - e tinham-me dito que poderia ser por apoiar os pés de forma errada. Quis ir confirmar e saber exatamente o que se passava. Sai da consulta completamente esclarecida e com um molde de palmilhas feito!


A consulta começou então com uma conversa sobre o que me levou ali: bastantes dores debaixo dos pés e na zona lombar, com demasiada frequência. Para além disso, a minha operação aos dedos e a clara noção que apoio mal os pés ao andar. O Dr. Filipe deu-me então uma pequena aula sobre a biomecânica do pé (bastante interessante por sinal) e explicou-me qual deveria ser a situação ideal, ou seja, a forma correta de posicionar o corpo, de caminhar e de apoiar os pés no chão.

Fizemos então um teste: tive de caminhar em cima de um tapete especial, para perceber exatamente como apoio o pé no chão. Quando me mostrou o resultado do meu teste (numa imagem com um sistema de cores), percebi o problema: o pé deve apoiar em 3 pontos - calcanhar, dedo grande e dedo mindinho - e o meu pé só apoia nos 2 primeiros. Isto porque o osso do meu tornozelo tem tendência a inclinar-se ligeiramente para dentro, evitando que eu apoie devidamente a parte exterior do pé (o dedo mindinho). Resultado: dores nos pés e na zona lombar.


Feito o diagnóstico, fiz o molde para umas palmilhas que vou usar no dia-a-dia dentro do meu calçado habitual (só não servem para saltos altos, mas eu ando quase sempre de rasos) e que vão compensar este problema. Vão permitir que apoie o pé corretamente e, melhor ainda, vão ajudar-me a ir corrigindo a minha posição com o passar do tempo. Não tenho dúvidas que o meu bem-estar vai melhorar consideravelmente. Ficam prontas esta semana e eu estou ansiosa por as ir buscar!



1 comentário on "Pés Sãos, Corpo São"
  1. Obrigada pelo feedback! :) Também sinto algumas dificuldades no meu caminhar e nem sabia que havia esta especialidade "biomecânica do pé", vou informar-me para marcar uma consulta!
    Beijinho!

    ResponderEliminar