Antiaging e Longevidade

2 de abril de 2017
Na semana passada fui ao Workshop da Francisca Guimarães, blogger do Miss Kale, sobre antienvelhecimento e longevidade. Afinal, como conseguimos que a alimentação nos ajude a manter o nosso corpo e mente jovens? Não se trata apenas de comer de forma saudável, até porque este conceito pode ser muito relativo. Trata-se de fazer uma dieta à base de ingredientes da terra que nos dão a chamada "energia vital". Não é normal começarmos a envelhecer aos 30, como nós achamos. Isso é apenas uma consequência do nosso estilo de vida.


Vou resumir isto muito resumido. São 4 os principais sinais de envelhecimento - rugas, rídulas, cabelos brancos, papos nos olhos, pálpebras descaídas e pele flácida. Estes sinais resultam de processos celulares de envelhecimento - oxidação, glicação, metilação e inflamação. Como principais causas temos o stress, a alimentação, a falta de sono, a falta de exercício físico e a exposição solar.

O que significa que, para além de devermos adoptar uma rotina de beleza antienvelhecimento, com os ingredientes que a nossa pele necessita, devemos também optar por alimentos da terra, ricos em energia vital, que as nossas células adoram (o workshop andou muito à volta deste tema). Devemos também adoptar um estilo de vida mais saudável - mais ativo e com mais horas de sono. E é determinante fazer um esforço para manter a calma nas situações stressantes do dia-a-dia. Na teoria até parece fácil, mas na prática não é, todas sabemos. Mas só o facto de tomarmos consciência e irmos mudando aos bocadinhos, já é ótimo.


A Francisca deu-nos vários conselhos ao longo do workshop para pormos em prática um estilo de vida mais saudável. Foi muito virado para a alimentação, porque o conceito de uma "alimentação saudável" é muito relativo e a maioria das pessoas está errada. Falamos um bocadinho sobre alimentação na gravidez, por minha causa. Também falamos de atividades físicas que para além de nos manterem em forma, nos ajudam a acalmar e relaxar, como o ioga e o pilates. Mas no Ebook - que a Francisca envia após o workshop - também há muitos conselhos em relação à cosmética. Como a Francisca diz, cada workshop pende para determinado lado, consoante os participantes e as suas preocupações e interesses, e é por isso que no final ela envia por email um Ebook completo, que podemos estudar calmamente em casa e consultar sempre que precisarmos.

Posso dizer-vos que adorei o workshop, aprendi imensa coisa e já estou a pôr em prática. É daquelas tardes que nos mudam. A Francisca é uma pessoa especial, e qualquer um percebe isso passados 2 minutos de ela começar a falar. E é alguém que gosta de partilhar com os outros os seus conhecimentos, para que as pessoas à sua volta mudem para melhor como ela fez. E eu admiro-a por isso. Acabamos com uma meditação orientada, que nos deixou em modo zen para voltarmos para as nossas casas. Recebemos alguns presentes de marcas parceiras da Francisca (Organii, Pranarom...), e por email o Ebook super útil.

Podem ouvir a palestra da Francisca no TEDxPorto aqui. Sigam-na através do blog ou do Facebook e fiquem atentas aos próximos workshops, valem mesmo a pena! :)

Comentar
Enviar um comentário