Quartinhos de Sonho

6 de abril de 2017
O post de hoje é sobre uma marca especial - a Ana Rocha. Surgiu da vontade da sua criadora de largar a arquitectura dos adultos, para se dedicar ao fantástico mundo dos pequeninos. E para além da área de arquitectura e design de interiores de quartos de bebé e criança, a marca oferece outros serviços como o design de artigos de decoração e mobiliário, design e decoração de festas, e até workshops e formações. O objetivo é criar espaços e momentos verdadeiramente inspiradores e personalizados. Visitem o site aqui. Achei interessante escrever um post em jeito de entrevista, que podem ler em seguida.


Marta - Quem é a Ana Rocha?
Ana - Arquitecta de formação e fazedora de sonhos de coração! Nunca desejei que a minha alma crescesse, e hoje sinto que sou uma criança em ponto grande. Adoro ler os meus livros de infância, deliciar-me com os brinquedos dos mais pequenitos, vestir-me de rosa da cabeça aos pés… A arte esteve sempre presente na minha vida, definindo-me como pessoa e profissional. Devido a isso foi natural que o meu percurso profissional passasse pela formação artística, acabando no curso de Arquitectura da Universidade do Porto. Tornei-me arquitecta e criei o meu emprego de sonho! Porque acredito que devemos ser felizes e realizados no nosso trabalho e que não devemos parar até encontrar o que nos faz feliz!

M - Como surgiu a marca?
A - A marca surge de um sonho, de um desejo de criar o meu emprego de sonho. “Se o teu emprego de sonho não existe, tens de o criar”. Assim, em 2012 deixei a régua e o esquadro e escolhi a agulha e o fio. Decidi reinventar-me e criar um projecto que fosse algo único e original! Em 2013 criei a empresa. A marca aposta na criação de sonhos aliando o design, arquitectura e decoração. Cada criação representa uma história e cabe a cada um de nós conferir a cada uma delas a sua história de amor. Pensadas a partir de um rigoroso estudo sobre o mundo infantil, todas as peças são previamente desenhadas, para que cada uma delas seja única.


M - O que diferencia esta marca das outras?
A - Valorizamos a concepção de peças criativas, sustentáveis e funcionais dedicadas a ambientes infantis capazes de inspirar os mais pequeninos. Acreditamos que os espaços infantis devem ser, essencialmente, inspiradores e adaptados às necessidades da criança acompanhando o seu crescimento. Pensadas a partir de um rigoroso estudo sobre o mundo infantil, todas as peças são previamente desenhadas, para que cada uma delas seja única e diferenciada. Penso que aquilo que nos diferencia de outras marcas é a nossa originalidade, criatividade em criar peças sempre diferentes e por sermos 100% nacionais! Todas as peças são desenhadas e pensadas por mim, e desenvolvidas nos nossos fornecedores.

M - Onde vai buscar inspiração?
A - A inspiração surge nas mais variadas coisas… Neste momento inspiro-me muito na minha filha, nos seus gostos e nas suas brincadeiras. No entanto, tudo me inspirada - um livro, uma frase, uma imagem, um conceito… Para além da inspiração, tento sempre perceber quais as tendências actuais no mundo da moda e design infantil. Por fim, os nossos clientes e os seus pedidos inspiram-me todos os dias a criar.

M - Quais são os melhores conselhos que pode dar às futuras mães?
A - A minha filha nasceu e a marca era ainda muito recente. Quando estava a começar a consolidá-la, tive de parar para dar as boas-vindas à minha pipoca (como carinhosamente a apelido). Inicialmente achei que iria ser fácil, que a minha filha seria um doce (e é) e iria dormir o dia todo para a mamã trabalhar. Não, os bebés não dormem o dia todo! Não é fácil, chega mesmo a ser frustrante porque não conseguimos conjugar as duas coisas… Portanto resignei-me a aproveitei… Aproveitei a minha bebé o máximo que pude, inspirei-me nela, nessa fase e quando voltei, voltei quase como renascida com o coração a transbordar de amor. Cansada mas imensamente feliz! Aconselho as mamãs a relaxar ao máximo, relativizar os momentos menos bons e tentar aproveitar ao máximo os colinhos. É tão bom!


M - Como é trabalhar na área dos produtos para bebé?
A - É óptimo! Adoro! É estar constantemente a sonhar e a viver num mundo mágico. Realmente o mundo infantil sempre me fascinou e é com a maior dedicação que crio e desenvolvo todos os meus produtos.

M - 4 coisas absolutamente essenciais num quarto de bebé?
A - Tenho em conta a minha experiência enquanto mãe e arquitecta, penso que é essencial ter um quarto ou espaço amplo, bem organizado, desprovido de tralhas que não usamos e que só vão atrapalhar:
- Cómoda ou Roupeiro: aqui vamos organizar as roupas do bebé, os essenciais do dia a dia, produtos de higiene, do banho, fraldas e etc. Convêm estar tudo bem organizado e de fácil acesso.
- Berço / Cama de Grades: uma caminha que se adapte ao crescimento do seu bebé. Não são tão económicas, mas são um investimento muito vantajoso.
- Muda-fraldas ou trocador
- Cadeirão para amamentar
  
M - Como funciona o serviço de projeto de um quarto?
A - Com o nosso serviço de design de interiores, ARCHI. KIDS, pretendemos criar espaços que respondam às necessidades do bebé/criança, mas que também ilustrem a sua personalidade. Sabemos que todos os pais adoram planear o “ninho” do seu bebé mas sabemos também que pode ser um trabalho desafiante. As dúvidas podem ser muitas, sobre qual solução de organização do mobiliário para tornar o quarto prático e seguro para o bebé. Assim, e para o ajudar a encontrar aquela magia especial para o espaço mais delicado, lançamos este projecto - para uma vida descomplicada e organizada. Pode ser feito via online ou presencial, sendo que o projecto de decoração é elaborado a partir do estudo das dimensões e características do espaço, do gosto do cliente e daquilo que pretende. Temos também em conta o orçamento total que o cliente pretende gastar para que as nossas soluções se adeqúem realmente ao que o cliente pretende.


Portanto já sabem, se precisarem de alguém que vos ajude com a montagem de um quarto de bebé ou criança, falem com a Ana. Entretanto podem ir seguindo o trabalho da Ana no Facebook - aqui.

Comentar
Enviar um comentário