Curso de Preparação Para o Parto

17 de julho de 2017
Às 30 semanas comecei o Curso de Preparação Para o Parto, no Centro de Saúde. Decidi que o queria fazer por variadas razões. Primeiro, porque as minhas amigas que já foram mães me aconselharam a fazê-lo, depois porque o meu médico disse que era bastante útil, não só para antes e durante o parto, mas principalmente para os primeiros tempos com o bebé, e também porque é gratuito e perto de casa. Além disso, são duas horas de partilhas (muito úteis!) entre futuras mães e enfermeiras. Confesso que estou a adorar!


Não podia deixar de vir partilhar convosco o que estou a achar deste Curso. Primeiro, porque muitas grávidas não sabem da sua existência, e porque há muitas a optar por cursos pagos por acharem que têm mais qualidade. Claro que só posso falar do Curso do meu Centro de Saúde (Foz) porque não conheço os restantes, embora já tenho ouvido falar muito bem de outros. O Curso está sempre a recomeçar, para que cada futura mãe consiga comparecer a todas as aulas e aprender todos os temas. É aconselhado começar no terceiro trimestre. Eu comecei um bocado tarde demais, às 30 semanas.

Começo por uma parte muito importante: pelas pessoas que o conduzem e o fazem acontecer, com toda a boa-vontade e dedicação do mundo. Enfermeiras experientes, que gostam do que fazem e que gostam de o partilhar. Isso sente-se logo no primeiro contacto. Este é um dos pontos fortes que as minhas amigas fazem questão de frisar e que parece ser transversal aos vários Centros de Saúde - as enfermeiras são espetaculares e sempre disponíveis, tanto para dúvidas nas aulas, pelo telefone ou até para idas a casa após o nascimento, se precisarmos de ajuda. Estes contactos valem ouro! Quando ouvimos falar em "cursos gratuitos", desconfiamos à partida da sua qualidade e organização, e do empenho dos formadores. Mas neste caso asseguro-vos: o planeamento, organização e dedicação existem.

Todas as semanas há uma aula prática e uma teórica, em dois horários (hora do almoço e final da tarde). As aulas práticas são mais orientadas para exercícios de preparação para o parto, ou seja, para ajudar antes e durante. Fazemos exercícios de relaxamento e que ajudam o bebé a encaixar para sair, exercícios de bem-estar e técnicas de respiração que ajudam com as dores do trabalho de parto, massagens, etc... Já as aulas teóricas são mais focadas no pós-parto, com temas como amamentação, muda da fralda, banho e higiene do bebé, massagens para as cólicas e relaxantes, prevenção de acidentes, etc... (embora haja um curso específico de pós-parto, que pode ser feito posteriormente). E para além de aprender imensa coisa, consigo tirar dúvidas e ficar mais descansada em relação a alguns assuntos.

Para além disto tudo, o CS tem imensas parcerias com revistas de maternidade e marcas de produtos de higiene e puericultura, e vão-nos oferecendo coisas super úteis, como as chupetas mais aconselhadas para os primeiros tempos, almofadas de sementes para as cólicas, amostras de produtos de marcas variadas para decidirmos quais comprar, revistas onde podemos ler mais sobre alguns temas relevantes, etc...

Por isso, se estão grávidas considerem ir ao vosso Centro de Saúde (ou outro, já que por vezes é possível fazer noutro) e informem-se. Este Curso vale a pena!

Comentar
Enviar um comentário