A Mala da Maternidade

26 de agosto de 2017
O nascimento da Carminho aproxima-se a passos largos, por isso o post de hoje é sobre a minha mala para a Maternidade. Já vos contei aqui que escolhi a mala da Uzturre, à venda no Espaço Mamãs. Mas afinal, o que vou levar lá dentro? Existem várias teorias, versões e opiniões sobre este tema, e é importante estudar um bocado o assunto antes de avançar, sempre tendo em conta a estação do ano, claro. Embora tenha seguido muito o que o meu médico me disse, li bastante sobre o tema e pedi muitos conselhos às minhas amigas que foram mães recentemente. Afinal, queremos estar 100% preparadas!


Se fizerem uma pesquisa rápida na internet, são muitas as versões desta lista - dá para ficar confusa! O conselho que vos dou é terem como ponto de partida o que o vosso médico e parteira vos disserem (como aliás, devem fazer sempre ao longo da gravidez). Afinal, quem melhor para vos aconselhar do que a equipa que vai estar convosco no momento do nascimento? Mas confesso que também segui alguns conselhos que li e que me foram dados por pessoas experientes, tanto por amigas como pela enfermeira do Centro de Saúde, onde fiz o Curso de Preparação para o Parto (podem ler sobre isto aqui).

Partilho então convosco a minha lista (para o bebé e para a mãe), e mostro-vos as peças que escolhi levar para a Carminho!

Para o bebé:
- 4 conjuntos p/ o dia, de preferência divididos em sacos de pano (+ algumas peças extra)
- 4 conjuntos p/ a noite (body + pijama)
- 2 conjuntos de gorro e luvas (mesmo se for verão)
- 4 pares de meias e/ou carapins
- 4 fraldas de pano pequenas (levo mais 2 extra)
- 2 mantas
- 4 babetes pequenas
- 1 toalha de banho
- produtos de higiene (gel de banho e champô muito suaves ou óleo amêndoas doces + creme muda da fralda + toalhitas + soro fisiológico e compressas + escova de cabelo)
- 2 chupetas esterilizadas
- 1 biberão esterilizado (para o caso de ser necessário, o bebé já se habitua ao que vai ter em casa)
- 1 embalagem de fraldas descartáveis para recém-nascido (aconselharam-me as Libero)
- 1 frasco de Aero-Om
- Casaco para sair
- Ovo de transporte

Conjuntos gorro e luvas Primark  |  Calcinhas e meias MO  |  Bodys manga comprida Primark e Verbaudet

Fralda estrelas Gloop  |  Fralda florzinhas Laranjinha  |  Fralda coroas rosa MO
 
Pijamas padrões Primark  |  Pijama rosa Verbaudet  |  Babygrow gola Papagaio de Sonhos

Sacos para roupa Bambi Pompom

Conjunto Laranjinha


Cueiro e body gola Avó Tátá  |  Casaco Laranjinha  |  Collants Botique das Meias  |  Carapins Zippy

Cueiro Flecha Azul  |  Body gola Bean  |  Collants Boutique das Meias  |  Carapins Zippy


Cueiro Chubby Angel

Conjunto Camisola e fofo Bean

Fofo e Carapins Maria Design Kids

Muda-fraldas  |  Porta-Documentos MO

Saco e Necessaire Uzturre  |  Biberão e chupetas Avent  |  Estojo higiene Saro  |  Creme mamilos Avent  |  Creme fralda BabySes




Para a Mãe:
- caderneta da Grávida e exames realizados durante a gravidez
- 2/3 camisas de dormir c/ abertura frontal (comprei na Oysho)
- 1 roupão (comprei na Oysho)
- 2/3 soutiens de amamentação (comprei na Women's Secret)
- 1 pares de chinelos (quarto e banho)
- discos absorventes
- cuecas descartáveis e pensos tocológicos de grande absorção
- saco para a roupa suja
- produtos de higiene
- creme para mamilos
- toalhas (rosto e banho)
- secador de cabelo, escova e elásticos
- maquilhagem
- carregador telemóvel
- máquina fotográfica
- roupa para regresso a casa

Se acham que falta alguma coisa ou têm algum conselho, por favor partilhem nos comentários! :)

9 comentários on "A Mala da Maternidade"
  1. Apenas uma sugestão, em vez de cuecas descartáveis mais pensos usei fraldas de adultos. Muito mais confortáveis e funcionalmente espectaculares ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! Ainda não comprei essas coisas, mas já nao és a primeira que me diz isso... Se calhar vou seguir essa sugestão!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Tudo tão bonito e delicado. Cá em casa tiramos as etiquetas às roupas interiores para não magoar. Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Um conselho que me deram, que segui e recomendo: papel higiénico húmido! Muito mais confortável quando há episiotomia. Recomendo o da marca do Lidl porque sao toalhitas mais espessas e bem humedecidas. Que corra tudo bem!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Sugestão: Ver a lista da maternidade ou clinica, cada sitio tem algumas particularidades de funcionamento, e facilita para nós e para auxiliares e enferneir@s. Eu tive 2 bebés na Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra, lá fornecem pensos, tooalhas, mas depende de cada pessoa, se quiser levar os próprios... Lá sugerem levar um saco pequeno que vai estar na sala de partos com duas camisas de dormir para a mãe, cuecas (duas pq em alguns casos pode demorar +) e a primeira roupinha do bebé. No outro saco maior, as restantes coisas que vão depois para o quarto.
    em relação à lista do bebé não fiz distinção entre roupa de dia e de noite, babygrows, mudam-se quando preciso, usa de dia e de noite
    coloquei os conjuntos dentro de sacos plásticos congelação (não tinha sacos de pano!) Também há quem use uma fralda de pano para embrulhar cada conjunto
    não levei aero om, nem chupetas (não dei no primeiro mês) nem biberões (mas ok entendo que se for preciso se habitua ao de casa)

    Em relação aos discos absorventes, se estiver com os mamilos muito feridos ou sensíveis o melhor mesmo será secar ao ar. Como não podemos estar sempre de mamocas ao léu eu usei conchas de amamentação da medela, por um lado não deixavam escorrer o leite e por outro lado protege o mamilo de tocar na roupa e favorece a cicatrização!

    Para a mãe, sugiro ainda que se leve uns snacks: umas bolachitas, um ou dois sumos pequenos ou pacotes de leite chocolatado, uma garrafita de água (são coisas que pode colocar no saco e não se estragam e se apertar a fome, tem qq coisa - eu tinha imensa fome!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em relação às conchas, têm um problema, é que muitas vezes esquecemo-nos que tem leite, baixamo-nos e o leite sai pelos orificios e ficamos todas molhadas... então aprendi um truque fantástico que é colocar algodão nos orificios!

      Eliminar