O Batizado da Carminho #1

16 de janeiro de 2018
Este é o primeiro de vários posts sobre o Batizado da Carminho, que estou neste momento a começar a organizar. Está marcado para Junho, mas gosto de fazer as coisas com antecedência. Optamos por fazer uma reunião pequena, apenas com a família e os melhores amigos. "Apenas" como quem diz, porque acabam por ser quase 100 pessoas. O post de hoje é mais um guia, com tudo o que é preciso tratar para um batizado. Depois ao longo dos meses vou falando de cada coisa em específico, com dicas e sugestões, e finalmente partilharei convosco todos os pormenores deste dia, que será certamente especial.


Mas afinal, o que é preciso tratar para um Batizado? Tudo depende da dimensão do evento, claro. Há quem opte por fazer uma reunião muito íntima, muitas vezes em casa, só com a família mais próxima. Mas no caso de quererem uma festa mais alargada, ficam aqui os assuntos a tratar:

Igreja e Padre
Tudo começa com a cerimónia, que é a parte mais importante do evento, obviamente. Por isso, antes mesmo de decidir uma data, é importante escolher uma igreja e um padre - que pode ser alguém que já tenha celebrado outras missas de família -, e ver a sua disponibilidade. Pode acontecer que o local da festa tenha uma capela, o que torna tudo mais simples. Marcada a igreja e o padre, podemos passar para o resto.

Missa
Ainda no tema Igreja, é preciso tratar dos pormenores, nomeadamente: flores, missais para os convidados poderem acompanhar a missa, concha em prata e toalha, vela personalizada, coro, etc.

Local da festa
Para a escolha do local devemos ter em conta o número de convidados, a proximidade com a igreja, a altura do ano, o horário da festa, o tipo de evento que queremos fazer e o budget disponível. Muita gente opta por uma quinta de família (embora a organização seja mais complexa e possa acabar por ser mais dispendioso), enquanto outras pessoas optam por quintas que organizam eventos e já estão preparadas para o efeito. Uma dica: quantos menos fornecedores, melhor! Quintas que tenham vários serviços integrados são o ideal.

Catering
A ementa da festa é muito importante. Devemos pedir propostas a mais do que uma empresa, para poder comparar, e até realizar uma prova antes de escolher. Caso a comida seja feita pelos próprios anfitriões, devem ser muito bem calculadas as quantidades. Deve ser planeado o tipo de serviço, e se será volante ou sentado, ou ambos. Não esquecer nem desvalorizar as bebidas - deve ser providenciada uma zona de bar para a altura dos aperitivos. Se a empresa de catering trouxer o material (mesas, cadeiras, pratos, copos, talheres), melhor. Caso seja muita gente e haja lugares marcados, será importante fazer um mapa das mesas, para cada convidado saber onde se deve sentar. Pode ser o clássico quadro ou uma coisa mais original.

Bolo do Batizado
Uma coisa é o catering, outra coisa é o bolo e a mesa das sobremesas, que deve ser especial. Podemos aproveitar esta mesa para fazer algo mais temático. Algo que seja bom, mas também visualmente bonito. Hoje em dia existem várias empresas que fazem mesas de sobremesas maravilhosas, e bolos fantásticos.

Decoração
Na minha opinião, a decoração de um batizado deve ser bastante soft e clássica. Sem exageros, sem extravagâncias. Apostar principalmente em centros de mesa bonitos, recantos de descanso agradáveis (no interior e/ou exterior), flores, e outros pequenos pormenores que criem um ambiente especial. Sempre mantendo um fio condutor entre toda a decoração, que pode ser um tema, uma inspiração, uma cor...

Convites
Será necessário tratar do design e da impressão, escolhendo quais as informações que devem constar do convite, o lettring, a imagem, a dimensão do convite e o tipo de papel. Há empresas que tratam de tudo! Os convites devem ser enviados com 2/3 meses de antecedência, consoante a altura do ano. Caso o Batizado aconteça no verão, o ideal será respeitar os 3 meses, para que os convidados se possam organizar. O design dos convites pode depois ser usado para outros elementos, como missais, mapa das mesas, lembranças para os convidados, etc. Assim fica tudo com a mesma imagem.

Vestuário e acessórios
O bebé ou criança que é batizado tem de estar vestido a rigor. Muitas pessoas optam por usar ou adaptar roupinhas de família, mas também há lojas que vendem e fazem coisas maravilhosas. Também a mãe deve ter especial cuidado em relação ao seu outfit. Devemos ter em conta que se trata de um evento familiar, que geralmente acontece durante o dia. Ou seja, que pede um look mais clássico, elegante, em tons suaves.

Fotografia / Vídeo
Para além de ser giro ficar com uma recordação deste dia, esta é uma boa oportunidade de conseguir boas fotografias de família, de padrinhos ou de melhores amigos. Apostem num bom fotógrafo (ou mais do que um, consoante o número de convidados) mesmo que seja um investimento. Não se vão arrepender.

Babysitter
Sendo que é provável que algumas pessoas levem os filhos, e uma vez que a estrela da festa é um bebé ou uma criança, será importante contratar pelo menos uma babysitter.

Lembranças para os convidados
É tradição os pais oferecerem algo aos convidados, como lembrança deste dia especial.




2 comentários on "O Batizado da Carminho #1"
  1. Olá Marta, parabéns pelo blog e pela família linda que tem. Fiquei curiosa pois o batizado deve ter sido lindo, graças ao seu bom gosto. Desejo-lhe tudo de bom.

    Ps.: como fotógrafa, achei as dicas super essenciais, principalmente a antepenúltima :P

    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ler atentamente, o baptizado é apenas em Junho!

      Eliminar